Por que optar pelo exame por microscópio confocal?
A microscopia confocal é um exame que busca o diagnóstico do câncer de pele de forma não invasiva e precisa.
A microscopia confocal é um exame que busca o diagnóstico do câncer de pele de forma não invasiva e precisa.
É o tipo menos frequente de câncer de pele, porém é o que apresenta pior prognóstico e o maior índice de mortalidade. Este tipo de câncer tem origem nos melanócitos (células que produzem melanina, que é o pigmento que dá cor à pele). Apesar de ter uma maior ocorrência em indivíduos de pele clara, qualquer pessoa poderá desenvolver melanoma, incluindo asiáticos e afrodescendentes.
Os exames comuns para diagnóstico de câncer de pele normalmente são feitos retirando parte da lesão como amostra e feitos testes em laboratório para avaliação, mas as lesões podem ter partes benignas e partes malignas. Logo, se a amostra retirada for da parte benigna, sendo deixada de avaliar toda a extensão da lesão tumorosa, poderá haver um falso diagnóstico de benignidade do tumor. A microscopia por confocal é uma técnica que avalia uma grande área do tecido dermatológico de uma só vez, dessa forma, diminiu-se o risco de falso negativo na avaliação de câncer de pele.
Melanoma nodular: é o tipo de melanoma mais agressivo. Apresenta-se como lesão elevada, marrom-avermelhada ou preta (mas também pode ser castanho-claro ou avermelhado) bem delimitada. Devido à presença de ulceração, a lesão pode sangrar facilmente
Lentigo maligno: surge principalmente na face, sendo responsável por 10% a 26% dos casosdos melanomas de cabeça e pescoço. Nas fases iniciais o diagnóstico diferencial se faz com outras manchas pigmentadas da face, como lentigo solar, ceratose actínica pigmentada, e até mesmo melasma. Porém, o diagnóstico correto é crucial para a terapia adequada. Caracteristicamente o tratamento definitivo deste tipo de melanoma é de grande complexidade devido (1) ao elevado índice de margens comprometidas no ato cirúrgico, (2) recorrências e (3) tentativa de se preservar ao máximo uma unidade cosmética de tamanha importância: a face.
Microscopia confocal in vivo representa uma técnica revolucionária no campo da oncologia cutânea.
O incremento na detecção precoce dos cânceres de pele e o aumento na acurácia diagnóstica, estão diretamente ligados ao aumento da sobrevida dos pacientes.
Técnica difundida em países desenvolvidos (como, por exemplo, Itália, Alemanha e Estados Unidos) sendo sua aplicação não apenas voltada para o diagnóstico de lesões difíceis, como também para o acompanhamento terapêutico e determinação pré-cirúrgica das margens de melanomas e carcinomas basocelulares localizados na face.
Se diagnosticado precocemente, a chance de cura é de 90%
Veja postagens de cirurgias e dicas de saúde!
Veja opiniões de meus pacientes sobre mim!
Curta também minha página no facebook!